Agência Rio de Notícias

segunda-feira, 22 de março de 2010

O Ecomuseu e a Agenda 21

Definições simples

Os Ecomuseus e as Agendas 21

Definições

1.1 – Ecomuseu

“ECOMUSEU é uma ação museológica consciente da COMUNIDADE com o objetivo de desenvolver o TERRITÓRIO que habita, a partir da valorização da História Local e do PATRIMÔNIO (natural e cultural) nele existente.” (NOPH - 2005 - Ecomuseu de Santa Cruz-Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro).

O Ecomuseu deve ser uma expressão do homem e da natureza. Por isso, o objeto neste contexto não é apenas o homem ou o meio ambiente que o cerca, mas a relação que se dá entre os dois e todas as possíveis relações entre o homem e o Real que acontecem no território determinado. Este museu é uma expressão do tempo, quando a interpretação remonta desde o momento da aparição do homem dividindo-se através dos tempos pré-históricos e históricos para chegar no tempo do homem do presente.

Para Varine, o Novo Museu é diferente do museu tradicional na ênfase dada ao território (meio ambiente), em vez de enfatizar o prédio institucional em si; no patrimônio, em vez da coleção; na comunidade, em vez dos visitantes.

É o território que define e comumente nomeia o museu, mais do que o rótulo de "Ecomuseu". Não pode haver um modelo, ele é um estado mental e uma forma de aproximação que acarreta um processo construtivo enraizado no território.

· Território + Patrimônio (Material ou Imaterial) + Comunidade

é a única Museologia que dá suporte ao homem para que este se desenvolva em seu meio, de forma sustentável, a partir de suas relações com o Real.

Fonte: NOPH e Wikipédia.

1.2 - Agenda 21

A Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência Eco-92 ou Rio-92, ocorrida no Rio de Janeiro em 1992. É um documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais. Cada país desenvolve a sua Agenda 21 e no Brasil as discussões são coordenadas pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS). A Agenda 21 se constitui num poderoso instrumento de reconversão da sociedade industrial rumo a um novo paradigma, que exige a reinterpretação do conceito de progresso, contemplando maior harmonia e equilíbrio entre o todo e as partes, promovendo a qualidade, não apenas a quantidade do crescimento.

As ações prioritárias da Agenda 21 brasileira são os programas de inclusão social , a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável. Mas o mais importante ponto dessas ações prioritárias, segundo este estudo, é o planejamento de sistemas de produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício. A Agenda 21 é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente.

Resumidamente pode dizer que uma Agenda 21 Local é um processo através do qual as autoridades locais trabalham em parceria com os vários setores da comunidade na elaboração de um Plano de Ação por forma a implementar a sustentabilidade ao nível local. Trata-se de uma estratégia integrada, consistente, que procura o bem-estar social melhorando a qualidade do ambiente.

Fonte Wikipédia e crescente fértil. org

Ecomuseu e Agenda 21 não só podem como devem caminhar juntos, sendo que são processos distintos muito embora sejam bastante parecidos em alguns aspectos, o Ecomuseu é uma ação museológica com um olhar renovado, o objeto é o homem, o meio ambiente que o cerca a relação entre eles e todas as possíveis relações entre eles e o real, a valorização da história local, da memória e da identidade do povo do território estão em evidência, e éclaro a preservação e manutenção de todo patrimônio natural, cultural etc. existente no território que o Ecomuseu compreende .

A agenda 21 é um documento onde é estabelecida a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente e a agenda 21 local é um processo, um plano de ação, que orienta o trabalho em parceria com vários setores da comunidade para elaborar esse plano de ação. A Agenda 21 é uma importante ferramenta para reconverter a sociedade industrial em direção a um novo paradigma, que exige a exegese, análise, do conceito de progresso, considerando maior harmonia e equilíbrio entre o todo e as partes, o que podemos chamar de desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário: